A perda auditiva pode acontecer por uma exposição excessiva a sons. Desde os aparentemente inofensivos, como o barulho constante das grandes cidades, até os ruídos mais extremos, como o sentido pelos trabalhadores que são expostos à ruídos ou vibrações existentes nos ambientes de trabalho. Perder a audição com a idade é um processo natural, mas pode variar muito de pessoa para pessoa.
A perda autitiva e suas razões
A capacidade auditiva dos seres humanos começa a piorar a partir dos 40 anos. Porém, metade das pessoas, a partir dos 80 anos, percebe uma alteração significativa, conhecida como Presbiacusia. A condição pode ter sua origem também em decorrência de traumas na região da cabeça, diabetes, uso constante e indevido de fones de ouvido, entre outras. Já a perda auditiva por exposição excessiva a ruídos pode ocorrer de forma quase imperceptível, em pessoas que vivem nas grandes e ruidosas cidades, em quem trabalha exposto a muito barulho, como trabalhadores fabris, motoristas e motociclistas, etc.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, são consideradas pessoas de audição normal aquelas quem consegue escutar sons de 25 decibéis ou mais baixos nos dois ouvidos. Quem não consegue ouvir sons neste limiar tem algum tipo de perda auditiva.